Tema: Sistemas homogêneos e sistemas heterogêneos
O aluno poderá aprender com esta aula:
— Identificar as substâncias
— Reconhecer a sua aplicação no dia a dia.
— Reconhecer a sua aplicação na disciplina de Química e Ciências.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
— A matéria e suas transformações.
— Vídeo: Experimentar sem medo. (TV Escola)
— Pesquisa na internet
Para esta aula foi providenciado os seguintes objetos:
- Copo de plástico transparente, sal de cozinha, areia, açúcar, raspas de giz, limalha de ferro, tinta guache, cubo de gelo, água e uma colher de sopa.
Atenção: não cheire nem experimente substância alguma utilizada nesta atividade.
Procedimentos:
- Colocar a água até metade do copo e adicione o sal.
- Agite bem
- Observe o que acontece e anote, todos os dados observados experimentalmente (números de componentes utilizados, número de fases observadas).
— Repita o procedimento com a areia, o açúcar, as raspas de giz, a limalha de ferro, a tinta guache e o cubo de gelo.
— Analise os dados coletados e classifique os sistemas e as misturas em homogêneos e heterogêneos, apontando o número de fases e de componentes de cada mistura de cada um dos sistemas.
Problematização:
— Quais sistemas você classificou como homogêneo e quais como heterogêneo?
— Quais misturas você classificou como homogênea e quais como heterogênea?
— Se um sistema apresenta duas fases, você pode afirmar que esse sistema é uma mistura heterogênea? Por que?
Recursos
Livro
FELTRE, Ricardo. Química Geral. Vol 1. 6.ed.São Paulo: Moderna, 2004.
No site abaixo o aluno encontra informações sobre sistemas homogêneos e heterogêneos
Vídeo
TV ESCOLA-VL I - DVD 27
QUÍMICA: EXPERIMENTAR SEM MEDO (DVD 27)
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2004
No vídeo o aluno pode pesquisar sobre sistemas homogêneos e heterogêneos.
Avaliação
— O aluno será avaliado ao pesquisar na internet e ao explanar o conteúdo na apresentação em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário