Sistemas homogêneos e sistemas heterogêneos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar as substâncias
Reconhecer a sua aplicação no dia a dia.
Reconhecer a sua aplicação na disciplina de Química e Ciências.
Duração da atividade prática
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A matéria e suas transformações.
Vídeo: Experimentar sem medo. (TV Escola)
Pesquisa na internet
Estratégias e recursos da aula
Para esta aula foi providenciado os seguintes objetos: copo de plástico transparente, sal de cozinha, areia, açúcar, raspas de giz, limalha de ferro, tinta guache, cubo de gelo, água e uma colher de sopa.
Atenção: não cheire nem experimente substância alguma utilizada nesta atividade.
Prática inicial do conteúdo
Dividir os alunos em grupo, contendo quatro componentes, delegar a função de cada componente e recordar com eles os conhecimentos trabalhados sobre o tema.
Iniciar a prática da atividade.
Procedimento: *Colocar a água até metade do copo e adicione o sal.
* Agite bem
* Observe o que acontece e anote, todos os dados observados experimentalmente (números de componentes utilizados, número de fases observadas).
* Repita o procedimento com a areia, o açúcar, as raspas de giz, a limalha de ferro, a tinta guache e o cubo de gelo.
* Analise os dados coletados e classifique os sistemas e as misturas em homogêneos e heterogêneos, apontando o número de fases e de componentes de cada mistura de cada um dos sistemas.
Problematização:
1.Quais sistemas você classificou como homogêneo e quais como heterogêneo?
2. Quais misturas você classificou como homogênea e quais como heterogênea?
3.Se um sistema apresenta duas fases, você pode afirmar que esse sistema é uma mistura heterogênea? Por que?
Instrumentalização
Cada grupo fará a explanação das observações feitas durante a realização da atividade prática. Analisarão as respostas dos outros grupos após a explanação e irão comparar as respostas da problematização para verificar se estão de acordo com o conteúdo estudado anteriormente e o que foi pesquisado na internet e observado no vídeo apresentado a eles.
Interdisciplinaridade
Língua Portuguesa: Os alunos podem elaborar textos contendo informações básicas relacionadas a experiência vivida durante a realização da atividade prática.
Recursos
Livro
FELTRE, Ricardo. Química Geral. Vol 1. 6.ed.São Paulo: Moderna, 2004.
No site abaixo o aluno encontra informações sobre sistemas homogêneos e heterogêneos
Vídeo
TV ESCOLA-VL I - DVD 27
QUÍMICA: EXPERIMENTAR SEM MEDO (DVD 27)
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2004
No vídeo o aluno pode pesquisar sobre sistemas homogêneos e heterogêneos.
Avaliação
O aluno será avaliado ao pesquisar na internet, ao explanar o conteúdo apresentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário