Os meios de comunicação estão diretamente agregados na mídia, de forma a transformar todo modo de viver contemporâneo. Ao levar a turma 9º ano no laboratório de informática (LIE) percebe que enfrentaria muitos desafios por ser uma turma bastante imperativa. Inspirá-los a pesquisar sobre conteúdos instrucionais na internet seria o maior deles. Procuro sempre demonstrar a utilidade de tal tema, pois ai, eles vêm sentido em aprender e com uso da mídia, desperto neles a criatividade, colocando-os como autores.
Para julgar a inserção da mídia na escola, usarei os seis conceitos de Bazalgette (1992) apud Pereira (sd).
Posso julgar que no Colégio Estadual Frederico Bernardes Rabelo ainda não foi despertado fielmente nos alunos o entendimento das ideologias contidas na mídia.
Na questão das categorias são pouco abordadas. Esses subtipos de informação midiática e como devem ser interpretados.
No que se refere as tecnologias, existe pouca diversidade que não são abem aproveitadas, pois ainda é muito limitado ao computador. Na linguagem já foi testado essa construção de um pensamento crítico através de um jornal escolar que começou bem, mas não houve continuidade.
Para buscar a audiência necessária para essas idéias alcançarem boa parte dos alunos já houve comentário de criação de uma rádio que não foi colocado em prática.
Representações, nessa categoria passaram aos alunos que todo texto midiático é uma representação de um ponto de vista de cada um. Esse termo não é bem o comentado, porém de agora em diante todas essas categorias serão devidamente trabalhadas em prol da maior interação entre a comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário